MARCA

Alexandre Guimarães:

Genuíno soteropolitano, Alexandre Guimarães, 25 anos, cresceu buscando
mais a aproximação com a arte do que propriamente com a moda. Essa
inclinação o levou a iniciar o curso de artes plásticas na Universidade Católica
do Salvador e fazer alguns cursos livres no Museu de Arte Moderna da Bahia
(MAM) antes de direcionar a carreira para a moda. A partir dessa decisão,
entrou no curso de estilismo da Universidade Cândido Mendes, no Rio, e
concluiu a formação superior na Faculdade da Cidade do Salvador.

Antes mesmo de terminar a graduação, lançou a primeira coleção da ALG,
“Construção Doméstica”, e em 2007 ficou pela primeira vez entre os finalistas
do concurso Novos Talentos do Barra Fashion, então Oi Barra Fashion Tour
Bahia, com a coleção “Da praia ao asfalto”. De volta ao concurso, também
entre os finalistas, em 2008 Alexandre apresenta a coleção inverno “c/TaTo”.
Os resultados positivos foram o trampolim para projetos nacionais, levando a
marca ao Rio Moda Hype Inverno 2009 com a coleção “Sucata”, que investiu
no beneficiamento de tecidos.

Agora, Alexandre Guimarães aposta ainda mais fichas em sua marca, que
passa a contar com direção executiva de Marcela Borges, e deve chegar a
pelo menos mais quatro estados brasileiros até o segundo semestre de 2010.


ALG por Alexandre Guimarães:

A ALG, marca feminina assinada por Alexandre Guimarães, foi criada em 2006
e, apesar da ainda curta trajetória, já acumula uma série de vitórias.
Projetada sobre o tripé alfaiataria, conceito e aplicabilidade, a ALG já soma
presença em três edições do Barra Fashion Bahia (verão 2007, inverno 2008 e
verão 2010), participação no Rio Moda Hype (inverno 2009), e assinatura de
figurinos em sete performances fotográficas.

Completando três anos de estrada, a ALG, que já era vendida no Meia3, em
Salvador, e na Home Grow, no Rio de Janeiro, parte em busca de novos
mercados. Em Salvador, a grife, abriu o verão 2010 nas araras da multimarcas
Galpão de Estilo, uma das mais conceituadas da cidade e já tradicional no
lançamento de estilistas locais, como Luciana Galeão, Ursula Felix e Vitorino
Campos.
Além disso, a marca assinada por Alexandre Guimarães está entre as três
etiquetas baianas convidadas a integrarem o 1º Salão de Negócios do Barra
Fashion Bahia, edição verão 2010, que trará compradores das regiões Norte,
Nordeste e Centro-Oeste à Salvador no início de outubro.

Inicialmente com perfil mais visceral e tecnológico, a ALG acompanha a
evolução técnica e perceptiva de Alexandre Guimarães, e tem um verão 2010
mais inclinado à feminilidade, sem deixar de lado os pilares que sustentam
sua identidade. Dessa identidade, permanecem fortes as propostas que
acompanham o trabalho do estilista desde o início: o beneficiamento de
tecidos, as simplificações de formas e uso e os questionamentos incessantes
sobre os conceitos de certo ou errado.



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